boina preta

O primeiro tiro digital da Artilharia do Exército Brasileiro

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Luciano Souza
Com o Sistema Gênesis, o obuseiro M109 A5 +BR adquire maior eficiência, precisão e rapidez na realização dos disparos

No dia 8 de julho, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, comandante do Exército Brasileiro, realizou o primeiro tiro digital da Artilharia, estreando o Sistema Gênesis em uma das viaturas M109 A5 +BR que se encontrava na Operação Marechal José Pessôa.

Os avanços tecnológicos embarcados no obuseiro M109 A5 +BR, com calibre de 155 mm, proporcionam maior eficiência, precisão e rapidez na realização dos disparos, diminuindo o tempo gasto desde o recebimento da missão até o tiro propriamente dito. Um desses valiosos recursos é o Sistema de Direção e Coordenação de Tiro Gênesis.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social AD/3
Inteiramente em português e com interfaces intuitivas, o Sistema Gênesis constitui uma valiosa ferramenta de adestramento e instrução, seja no terreno ou em sala de aula

Trata-se de um sistema computadorizado de direção e coordenação de tiro, que substitui os métodos tradicionais, de forma a atender às necessidades de apoio de fogo das armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia. Dotado de equipamentos robustecidos, apropriados para o emprego em combate, o sistema possibilita maior precisão e um expressivo ganho de velocidade no processamento das missões de tiro, permitindo que o comandante intervenha no combate pelo fogo no momento oportuno e com munições e volumes adequados.

Preço dos parquímetros vai subir a partir de segunda-feira em Santa Maria

Esse sistema torna o apoio de fogo contínuo e preciso, realizando a centralização de todas as unidades de tiro que estão sob seu controle operacional. Além disso, o Sistema Gênesis é flexível e modular, permitindo a redistribuição de seus módulos em função das necessidades táticas.

Por dentro dos quartéis

No dia 14 de julho, o Programa "Conheça Seu Exército" chegou a Santa Maria. A atividade é desenvolvida anualmente pelo Exército Brasileiro, em diversas regiões do país, levando ao público civil a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas pela Força Terrestre. Coordenado pelo Comando Militar do Sul (CMS), contou com a participação de profissionais da área de comunicação social, membros do meio acadêmico e divulgadores dos mais variados segmentos da sociedade.

Alguns participantes vieram de Porto Alegre e somaram-se a outros profissionais de Santa Maria e região, totalizando 44 integrantes. As atividades tiveram início no Centro de Instrução de Blindados (CIBld), onde todos puderam conhecer o estabelecimento de ensino responsável por especializar militares das Forças Armadas e de Nações Amigas na operação de meios blindados e mecanizados e no emprego tático de tropas. Na sequência, conheceram o Centro de Adestramento - Sul, organização militar vocacionada ao preparo de tropas por meio da simulação de combate.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Subtenent Ronivaldo
No CIBld, foram demonstrados os recursos utilizados na especialização de militares das Forças Armadas e Nações Amigas. Na foto, o jornalista do Diário, Deni Zolin

Para abordar um tema comum a todos os segmentos da comunidade, os visitantes dirigiram-se ao Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), onde conheceram projetos de preservação ambiental e controle de zoonoses desenvolvidos naquela área.

No período da tarde, os participantes do programa, embarcaram em Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal - M113 e deslocaram-se para a região do Posto de Observação da Artilharia para assistir a uma demonstração de Força Tarefa Blindada, apresentada pelo 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB).

Artistas de Santa Maria vão receber o auxílio emergencial de R$ 800

A término da atividade, cumpriu-se o objetivo de estreitar os laços entre o Exército Brasileiro e a comunidade civil, além de levar a este público o conhecimento sobre as particularidades da profissão militar, os desafios do cotidiano e a forma como se desenvolvem as diversas missões impostas à instituição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria Sem Fome arrecada alimentos durante blitz na Rua do Acampamento Anterior

Santa Maria Sem Fome arrecada alimentos durante blitz na Rua do Acampamento

Próximo

Semáforos da área central de Santa Maria recebem novas lâmpadas

Geral